Benefícios da Terceirização de Serviços
Benefícios da Terceirização
Como em outras atividades operacionais inerentes ao dia-a-dia das empresas, a área de TI é “ferramenta” e não o seu objetivo fim, desta forma, apesar da sua importância estratégica sob o ponto de vista operacional e administrativo, não deve ser tratada como uma área de negócios da empresa, sob pena de se ter uma “ferramenta” ineficiente, de alto custo e baixa confiabilidade. Dentre os principais benefícios da terceirização de TI estão:
- Concentração dos esforços nas atividades-fim da empresa, mantendo o foco nas operações vitais do negócio, e evitando gastos desnecessários de energia, tempo e investimentos na administração e gestão de uma equipe própria;
- Garantia de continuidade dos serviços, incluindo ausências por falta, doenças ou férias, pois tudo isso pode ser assumido pelo terceirizado;
- Introdução de novas tecnologias na empresa sem custos de treinamento, já que é responsabilidade do terceirizado manter uma equipe interna qualificada e atualizada;
- Inexistência de passivos trabalhistas;
- Recrutamento e seleção de profissionais feito por pessoal técnico especializado do terceiro;
Operação da empresa independente de profissionais específicos; - Disponibilidade de profissionais tecnicamente atualizados e qualificados na medida das necessidades de cada cliente;
- Redução de custos com infraestrutura local de trabalho da equipe técnica com a utilização de ferramentas que permitem a prestação de serviços remotamente, de forma parcial ou integral;
- Redução de custos globais de operação com TI;